sábado, 3 de enero de 2009

2. Definiçoes

Tá legal, vamos falar de fotografia noturna, mas a minha experiencia em adnministrar uma web dedicada a isso, me ensinou que as vezes é extremamente complicado definir esse termo: fotografía noturna. De fato, muitas vezes saio com grupos aqui na Espanha a fotografar a noite e os conceitos, mesmo entre os mais experimentados diferem um pouquinho ou mesmo completamente.

Enfrentemos o problema. Fotografia: ja mencionamos antes, escrever ou desenhar com luz. Facil! Noturna: De noite. Já? Foi facil. Bom entao uma fotografia realizada no buteco da moda à Scarlett Johanson é fotografia noturna? Ou uma foto realizada num concerto de jazz é fotografía noturna? Certamente que sim, mas nossa fotografía nao é essa. Buscamos outras fotos. A luz da noite, para quem a conhece, é inconfundivel. De fato, mesmo nas noites mais escuras ela está presente. Nós buscaremos fotos realizadas entre o por do sol e o nascer do sol. Pessoalmente nao gosto nada da talibanizaçao de nada. Algumas pessoas insistem em quadricular quase tudo aquilo que fazem, mas quase nada é branco... nem preto.

Assim, que deixemos de lado a Scarlett Johanson (hum) e os concertos de jazz e o que procuraremos fotografar serao cenas em campo aberto para as quais normalmente serao necessarias um tempo de exposiçao de entre 20 segundos a varios minutos. Já falaremos mais profundamente sobre o tempo de exposiçao. Também teremos um espaço para a fotografia urbana noturna (fora dos botecos)

Se no caminho descubrimos que as nossas definiçoes estavam um pouco equivocadas, nao tem problema, voltamos e corrigimos, que isso é de sabios.

Na proxima entrada, entraremos em materia de cheio, definindo o material que o fotógrafo noturmo devería ter e o porque de cada uma das coisas..

2 comentarios:

  1. Ótima iniciativa meu amigo... já está favoritado seu blog. Aproveito para convidá-lo a visitar um espaço que criei (não tão específico quanto o seu), que visa serum banbco de tutoriais sobre fotografia:
    http://www.blogmarcosmattos.rg3.net

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Marcos, já tinha visitado o seu blog, que acho muito interessante. Bola pra frente lá.

    ResponderEliminar