domingo, 28 de diciembre de 2008

Fotografia Noturna

Ontem, tive o prazer de sair a fotografar com meus dois amigos do peito, Rafa e Kico. Grandes fotógrafos e grandes pessoas. Falamos sobre projetos pessoais e uma das coisas que comentei foi a criaçao desse blog, e uma das suas vertentes principais que será a fotografía noturna.

Depois de conversar um pouco sobre o tema, surgiram varias ideias para o blog, começando por saber realmente quantas pessoas podem estar interessadas nele, principalmente nos paises de lingua portuguesa, Brasil e Portugal. Sou um dos criadores e administradores de uma razoavelmente bem sucedida web em espanhol que toca o tema: Noctambulos e se voce procura direitinho, na web existem muitos sites dedicados à fotografia da noite. Entao, porque mais um? Bom, lá da Espanha, eu pesquisava muito sobre o que podia encontrar aqui no Brasil sobre fotografía e muitas vezes, foi bastante dificil encontrar alguma coisa sobre o que eu estava procurando. Sobre a noite, mmm, tem muita coisa, mas a palavra que mais se menciona nos sites da noite no Brasil é a palavra cerveja. E essa nao é exatamente a intençao de NIGHTSCAPES. A intençao é formar as pessoas que estejam interessadas nesse misterio que é fotografar a noite.

Completamente inspirado no Strobist, um maravilhoso blog que ensina como utilizar os flashes fora da camara e na realidade, ensina bastante bem como iluminar nossas fotografias, vou começar uma serie de artigos dedicados a aclarar aos leitores os misterios da fotografia noturna e como fazer fotografias redondas de noite. Estou trabalando já na primeira parte desse manual de campo para o fotografo noturno e logo, logo, publicarei aqui o Indice das liçoes. Também como no Strobist publicaremos casos praticos, com indicaçoes de campo de como fazer e como conseguir os resultados propostos nos exercicios. O que é que voces acham?

1 comentario:

  1. Que buena idea este blog Jorge, una pena que no falo portugueis, pero se entiende bién. Me ha encantado ver las 2 primeras fotos que has puesto, que forman parte de buenas noches entre amigos, sin duda lo mejor de la fotografía nocturna.
    Abrazos maestro.
    Rafa ;-)

    ResponderEliminar